21 junho, 2011

Parar um pensamento

Hoje estou a ter um dia daqueles! Com a cabeça cheinha de macaquinhos irritantes!
Lembrei-me de uma coisa que me ajuda bastante.

Aprendi a algum tempo atrás um truque muito interessante para controlar aquilo que penso.

Nem sempre nós somos os nossos melhores amigos, e muito pelo contrário, muitas vezes nos sabotamos por não conseguir controlar os maus pensamentos, e filmes de terror que a nossa mente resolve inventar.

O truque é um exercício muito utilizado pelos psicólogos, e muito super divulgado nos EUA, chama-se paragem de pensamento. E consiste em bloquear um pensamento negativo, para que esse não se apodere do nosso dia-a-dia, distorcendo a realidade.

Acredito que se estejam a pensar "mas eu tento só que às vezes é mais forte do que eu e volto a pensar no assunto", pois, como eu compreendo... No entanto, existe um caminho a traçar antes de sem ajuda de nenhum instrumento, se conseguir pura e simplesmente parar de pensar em algo que nos incomoda ou que nos faz mal.

O primeiro passo será fazer um quadro onde irá registar os seus pensamentos e emoções, tudo o que for negativo ou distorcido entra. Eis aqui um exemplo:




Escreva a data, hora, a situação, e õ pensamento e as emoções ligadas à ele.
Não importa quantas vezes o pensamento apareça, é obrigatório escrever. Eu sei, é chato, é suposto o ser, quando se aparceber que se continuar no mesmo registo terá de para pela milésima vez aquilo que está a fazer para ir escrever, começa a pensar duas vezes e acabar por tentar verdadeiramente não mudar de assunto. Com um bocadinho de esforço inicial, verá o resultado é muito rápido.
As descobertas depois de realizar este exercício por alguns dias, são que os pensamentos não correspondem à realidade e que pensamos mais vezes do que deveríamos em coisas más.

Uma vez alcançados os objectivos com esta primeira folha, passamos a uma segunda, onde apenas acrescentamos mais dois elementos ao quadro anterior, a resposta racional à aquilo que estava a pensar e como se sente depois de pensar racionalmente.



Vai reparar que os maus pensamentos vão diminuir progressivamente, e que começará a ter espaço na cabecinha e na alma para ocupar com coisas mais produtivas e felizes. A vida fica muito mais leve.