21 agosto, 2013

Emagrecer sem dieta = Reeducação alimentar!

16kg foi a prenda que a gravidez deixou no meu corpinho, e diferentemente daquilo que toda gente me tinha dito, amamentar não fez nenhuma maravilha no que diz respeito à perda de peso. Os quilinhos estão a sair é verdade mas com muita atenção à alimentação.
 
12kg já foram, os últimos kgs estão a ser teimosos, dizem que com a volta ao trabalho isso vai lá rapidinho, tô pra ver! Mas sei que posso estar bem feliz, uma vez que há mamãs que levam imenso tempo para voltar ao peso normal, algumas anos, outras nunca mais!

Dietas não sei fazer, e quem gosta? Antes da gravidez alimentava-me pouco e mal. Mas tinha atenção a qualidade daquilo que comia. Durante a gravidez permiti alguns desleixes, ou muitos. Inchada, cansada e com uma boa desculpa ;) Tive de voltar a me educar à mesa.
 
Reeducação alimentar?
Sempre que iniciei uma dieta (e acredito que a grande maioria também), só conseguia me manter no máximo uma semana. Rapidamente me fartava e a ansiedade escalava pela falta de comida! Por essas e outras, nenhuma dieta correu bem pra mim. E desta vez estava agarradíssima à comida, os açúcares e carboidratos são um vício do demónio!
 
Para voltar ao sítio comecei por simplesmente contabilizar o que comia, já pus aqui um post com o meu truque do DailyBurn. Só aí foi que me apercebi o quanto a mais andava a comer. Ajudou imenso!
 Mas...Vá lá! No fundo toda gente sabe o que faz bem ou mal pra saúde e para a linha, o que vai engordar ou emagrecer. A teoria da reeducação alimentar (RA) propõe é uma mudança de pensamento. É começar a pensar nos alimentos, e a ingerir o que faz bem sem a imposição e ansiedade de uma dieta restritiva, apresentando resultados muito mais duradouros.

 
Andei a ler e fiz um resuminho princípios básicos da RA. Não há nenhum milagre infelizmente, são aquelas dicas aborrecidas que todas nós já sabemos, mas que por muito que custe admitir... RESULTAM! Ao seguir essa dicas vai ficar mais saudável e como consequência irá emagrecer :)
 
1- Pequenas refeições a cada 3 horas, e assim, mantém o metabolismo em altas.
2- Beber muita água (1 copo a cada hora)
3- Tirar refrigerante e álcool da sua vida
4- Substituir o carboidrato normal pelo integral
5- Eliminar frituras
6- Eliminar açúcares
7- Praticar alguma atividade física
8- Comer frutas e vegetais (mínimo de 3 unidades por dia)
 
Vantagem da RA é que ela também vicia! Quanto mais informações se vai aprendendo, maior é a consciência daquilo que come, melhor fica a alimentação, e acaba tudo por ir ao sítio! O corpo pede mais dos bons alimentos e menos dos outros, eu até já fico mal disposta se comer imenso num dia só!
Não é que eu tenha parado de comer chocolate e porcarias… Quando eu sinto vontade eu como, sim! Nunca me privo… Mas sei que logo a seguir volto ao normal, simplesmente estou a perder os desejos, uma vez que sei o mal que esses alimentos me fazem, não compensa!
 
O resultado da RA não é rápido, mas é duradouro. Há quem prefira a “Dieta da Sopa” (também já lá fui!) que faz perder 10 kg em uma semana, mas que na semana seguinte volta tudo outra vez e da próxima terá 15 kg por perder! Se pensar bem mas vale "sofrer" uma vez só e fazer uma mudança de vida, que dura pra sempre!
Passei a sentir melhorias no meu corpo assim que comecei – dormir melhor, cabelo e pele mais saudável, blá blá blá…
 
Só falta agora voltar ao gym! Tenho feito exercício esporadicamente, abdominais e caminhadas, mas só quando o meu bebe deixa, e ele não deixa muitas vezes ;) Está pra breve, quando ele começar a ir à ama vou eu cuidar de mim :)