17 novembro, 2011

Pintura à óleo para iniciantes

Durante o verão comecei a minha primeira aventura oficial com pincéis, tintas e telas!


Como não tenho nenhuma formação para tal, estive sempre sob o olhar atento da minha mãez que tem algum conhecimento de causa.

Ela por sua vez ,esteve sempre a tirar dúvidas com a minha querida tia Suzi Tello, que é uma muito habilidosa artista plástica (e diga-se de passagem está com uma nova fornada de quadros em vista).

Com muita pena não tenho os primeiros passos do quadro. Mas posso dar umas boas dicas para as queridas que como eu gostariam de experimentar algo do género.

1. A tela, as tintas e os pincéis foram os mais baratos possíveis, não quererá gastar muito dinheiro em algo que poderá correr muito mal…

2. É importante fazer um plano daquilo que se pretende, para iniciantes pintar freehand é bastante complicado, defina antes de começar aquilo que pretende. No meu caso, desejava uma tela em tons de azul, com algo que representasse as pessoas da minha família, acabei com algo parecido com isto:


3. Faça um plano de acções, isto é se pretende vários elementos na mesma tela, tenha em conta o tempo de secagem das tintas, pois não conseguirá bons resultados a sobrepor cores em tinta que ainda não esteja devidamente seca.

4. Divirta-se, mesmo que corra super mal!

A primeira fase foi pintar o fundo do quadro, entraram aqui as combinações de azul. Tive de esperar que a tinta estivesse completamente seca para avançar com os bonecos pretos.

O passo seguinte deu-se quando o fundo já se encontrava completamente seco. Desenhei com um lápis o número de bonecos pretendia, em seguida foi só preencher o tracejado.


Eis o resultado!





Para uma primeira aventura estou extremamente satisfeita, acho que não ficarei por este!